Jornal Estado de Minas

Político da oposição russa é morto a tiros em Moscou

Boris Nemtsov foi baleado quatro vezes perto do Kremlin. Putin disse que assassinato de "tem as marcas de uma morte encomendada"

AFP
Boris Nemtsov era um dos principais opositores do presidente Vladimir Putin - Foto: AFP PHOTO /

Moscou - O político da oposição russa Boris Nemtsov foi morto a tiros no centro de Moscou, na madrugada deste sábado (horário local) - anunciou a polícia da capital. "No centro de Moscou, mataram um homem com documentos (de identidade) em nome de Boris Yefimovich Nemtsov", informou o porta-voz.

Boris Nemtsov passeava com uma jovem pela Grande Ponte de Pedra, que fica perto do Kremlin, quando "atiraram quatro vezes nas suas costas, causando sua morte", declarou a porta-voz do Ministério russo do Interior, Elena Alexeva, à emissora Rússia 24. De acordo com a agência russa de notícias RIA Novosti, a polícia informou que várias pessoas testemunharam o assassinato.

Boris Nemtsov foi atingido quatro vezes nas costas e morreu no local - Foto: DMITRY SEREBRYAKOV
"Eu vi o corpo de Boris na minha frente. Há muitos policiais em volta", contou à RIA Novosti o também opositor Ilya Yashin, ligado a Nemtsov. Pelo menos dez viaturas de polícia e ambulâncias estavam no local do crime. O acesso à área foi bloqueado pelos agentes, constatou uma jornalista da AFP.

Para o presidente Vladimir Putin, o assassinato de Boris Nemtsov "tem as marcas de uma morte encomendada e tem toda uma provocação", disse seu porta-voz Dmitri Peskov. Segundo Peskov, o presidente pediu ao Comitê de Investigação, ao Ministério do Interior e ao FSB (antiga KGB) que investiguem o assassinato..