(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição na Síria e no exílio esboçam mapa do caminho


postado em 27/02/2015 15:25

As principais formações da oposição síria dentro do país e no exílio anunciaram nesta sexta-feira ter alcançado pela primeira vez um acordo sobre um esboço de um mapa do caminho para acabar com o conflito, que entrará no próximo mês em seu quinto ano.

O documento foi elaborado durante um encontro nesta semana em Paris entre representantes da Coalizão Nacional Síria no exílio e o Comitê de Coordenação Nacional para as Forças de Mudança Democrática (CCND), a principal organização do interior que é tolerada pelo regime.

"Se considerarmos que o acordo é compatível com a política do CCND, o aprovaremos. A maior parte da oposição está convencida nos dias de hoje que só existe uma opção política", explicou à AFP Munzer Jadam, porta-voz da oposição no interior.

Jalaf Dahowd, membro da comissão executiva do CCND, informou que o encontro em Paris de 22 a 24 de fevereiro ocorreu sem intervenções internacionais.

Segundo Dahowd, o CCND e a oposição no exílio acordaram um projeto baseado nas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no comunicado do Grupo de Ação para Síria desenvolvido em Genebra em junho de 2012 e em documentos apresentados pelas duas partes.

O roteiro "especifica que o primeiro objetivo das negociações com o regime de [Bashar al] Asad é estabelecer um sistema pluralista, democrático e civil, que garanta direitos e deveres iguais para todos os sírios", afirmou a Coalizão Nacional Síria em um comunicado.

A oposição no exílio insistiu na "necessidade de um consenso regional e internacional para um conseguir um bom término das negociações".

Jadam esperava que as diversas partes da oposição síria "alcançaram uma visão unificada, já que é uma petição regional e internacional".

O futuro de Asad em uma solução política divide ambos blocos da oposição. Enquanto a Coalizão advoga por seu desenvolvimento puro e simples, o CCND adota uma posição mais flexível.

"O regime faz parte da solução, já que faz parte do problema. Durante as negociações [com o regime], poderemos abordar não só os problemas da presidência, mas também outros assuntos", declarou Jadam.

O CCND realizará no sábado uma reunião em Damasco para analisar a proposta do roteiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)