(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo grego reabrirá tv pública ERT e recontratará funcionários


postado em 27/02/2015 13:46

O governo de esquerda grego anunciou nesta sexta-feira um projeto de lei para reabrir a televisão pública ERT, fechada pelo governo conservador, causando grande surpresa dentro e fora do país.

O projeto de lei, que será debatido em 5 de março próximo, prevê "o retorno ao trabalho dos funcionários demitidos em 11 de junho de 2013 (data de fechamento da tv) que queiram retornar", afirmou uma fonte do governo.

O projeto será neutro do ponto de vista financeiro, segundo a mesma fonte.

A ERT foi fechada no contexto do plano de austeridade imposto pela troika de credores da Grécia, formada pela Comissão Europeia, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Central Europeu (BCE).

Um ano mais tarde, o governo abriu outro canal de televisão com um pequeno orçamento e 500 empregados, menor do que o quadro da ERT.

Durante a campanha eleitoral, o primeiro-ministro Alexis Tsipras se comprometeu a reabrir o canal de televisão e a recontratação dos funcionários demitidos.

O fechamento da ERT, em junho de 2013, provocou numerosas manifestações em frente à sede do canal, apoiadas pelo Syriza, o partido de esquerda liderada por Tsapris.

O fim da ERT foi criticado pelo organismo de rádios e televisões europeias UER.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)