(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rebeldes e exército trocam prisioneiros na Ucrânia


postado em 21/02/2015 17:01

O exército ucraniano e os rebeldes pró-russos iniciaram neste sábado a troca de prisioneiros dos dois lados, informou um jornalista da AFP presente na linha de combate no leste da Ucrânia.

Os rebeldes entregarão 139 soldados ucranianos em troca de 52 combatentes separatistas, um intercâmbio que se desenvolve na região de Lugansk, como parte dos acordos de Minsk, para um cessar-fogo.

A troca era realizada na cidade de Zholobok, situada na linha de frente, 40 km a noroeste do reduto rebelde de Lugansk, como parte de uma trégua apoiada pela ONU, muitas vezes violada desde sua entrada em vigor, há uma semana.

Alguns dos soldados mantidos prisioneiros pelos rebeldes estavam feridos e uns poucos caminhavam com ajuda de muletas. Os insurgentes disseram que seus prisioneiros incluíam alguns que foram capturados na ofensiva rebelde na cidade-chave de Debaltseve, esta semana.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, confirmou, em um post no Twitter, a troca de prisioneiros, escrevendo que "140 heróis ucranianos estarão a caminho de casa, saídos do cativeiro".

Os rebeldes tinham anunciado, inicialmente, que apenas 40 prisoneiros tinham sido trocados por cada campo, porém posteriormente mais foram adicionados ao grupo que eles entregaram ao lado inimigo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)