(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA e Turquia fecham acordo para treinar e equipar rebeldes sírios


postado em 19/02/2015 20:22

Os governos de Estados Unidos e Turquia firmaram nesta quinta-feira um acordo para treinar e equipar os rebeldes sírios, informou Ancara, dois dias depois de ambos os países anunciarem um pacto preliminar.

"Turquia e Estados Unidos firmaram um acordo para treinar e equipar as forças rebeldes sírias", disse à imprensa o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu.

Um porta-voz da embaixada confirmou que o acordo foi firmado em Ancara pelo subsecretário de Relações Exteriores turco, Feridun Sinirlioglu, e pelo embaixador dos Estados Unidos, John Bass.

O anúncio põe fim a meses de difíceis negociações entre os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre como treinar os rebeldes sírios e sobre em quais inimigos se concentrar.

País bastante crítico do presidente sírio, Bashar al-Assad, a Turquia quer que as facções moderadas dos rebeldes sejam treinadas para combater o regime de Damasco e os jihadistas do Estado Islâmico (EI), que dominam grandes extensões de território entre a Síria e o Iraque.

O califado declarado pelo EI atinge a fronteira com a Turquia, no norte da Síria.

Já Washington, que já participa de bombardeios contra posições do Estado Islâmico na Síria, quer treinar as forças rebeldes para combater os jihadistas.

O governo norte-americano espera que o programa possa começar a ser aplicado no final de março. Com isso, as forças rebeldes treinadas poderão entrar em operação até o final do ano.

A meta é treinar cerca de cinco mil homens no primeiro ano do programa.

Nesta semana, O Departamento de Estado americano já havia anunciado que Estados Unidos e Turquia alcançaram um acordo preliminar, acrescentando que os detalhes finais ainda precisavam ser concluídos.

Depois de meses de negociações entre os dois aliados, a porta-voz do Departamento de Estado americano, Jennifer Psaki, declarou na terça-feira que "a Turquia aceitou ser um dos anfitriões regionais do programa 'Formação e Equipamento' para as forças da oposição moderada síria".

Em janeiro, o Pentágono havia anunciado o envio, em breve, de centenas de militares americanos para treinar rebeldes sírios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)