Publicidade

Estado de Minas

Escândalo no Japão por maus-tratos de idosos


postado em 18/02/2015 11:25

Dezenas de idosos de Tóquio sofreram maus-tratos por parte de seus cuidadores, reconheceram autoridades municipais, um escândalo que mostra a situação de abandono vivida por uma parte dos idosos das grandes cidades japonesas.

O município ordenou que a empresa investigada, que fornece cuidados a domicílio, pare de maltratar os idosos de três imóveis, depois que os inspetores descobriram que cerca de 130 pessoas estavam sofrendo maus-tratos.

"É difícil vigiar porque estes edifícios não estão registrados oficialmente como residências de idosos, os proprietários dizem que os alugaram como casas normais", razão pela qual simplesmente dispõem de cuidados a domicílio, disse o funcionário.

Existem ao menos 25 residências deste tipo em Tóquio.

"Realizamos uma inspeção e constatamos que os cuidadores amarraram em suas camas ou trancaram em seus quartos 130 dos 150 residentes idosos dos apartamentos envolvidos", explicou um funcionário à AFP.

O ministério da Saúde japonês decretou em 2011 que estas privações corporais só podem ser utilizadas de forma temporária e quando não há outra maneira de proteger e cuidar do paciente.

O incidente provocou enorme comoção no Japão, onde um quarto da população - de 127 milhões de habitantes - tem mais de 65 anos, uma proporção que seguirá crescendo até alcançar 40% em 2050, segundo as estatísticas governamentais.


Publicidade