(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cuba emite pesos cubanos de valor mais alto rumo à unificação monetária


postado em 15/01/2015 15:10

O Banco Central de Cuba (BCC) anunciou, nesta quinta-feira, a emissão de notas de 200, 500 e 1.000 pesos cubanos, que entrarão em circulação no dia 1º de fevereiro, em mais um passo em direção à anunciada unificação monetária.

A entidade estatal justificou a emissão a partir de dificuldades no pagamento de produtos caros, já que a maior nota de peso cubano em circulação é de 100 pesos.

"Nos últimos meses tem crescido o uso do peso cubano nos comércios que operam com pesos conversíveis (CUC), o que expandiu a demanda de notas de maior valor", explicou o comunicado do BCC publicado no jornal oficial Granma.

Em Cuba circulam duas moedas, o peso cubano (CUP, 24 por um dólar), com o qual se pagam os salários e os serviços, e o peso conversível (CUC, equiparado ao dólar), usado pelos turistas, por aqueles que compram em lojas especiais e determinados serviços ou por cubanos que recebem remessas do exterior.

O governo reconhece que a existência de duas moedas causa sérios problemas de contabilidade, medição de eficiência e produtividade. Por isso, as autoridades cubanas iniciaram um processo de unificação monetária sem revelar quando será a data em que o CUP será a única moeda circulante.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)