Jornal Estado de Minas

Mergulhadores recuperam segunda caixa preta do avião da AirAsia

Investigadores terão ferramentas essenciais para determinar o que provocou o acidente com o voo 8501

AFP

Gravador registra duas horas de gravação e as discussões entre o capitão e copiloto devem estar disponíveis - Foto: ADEK BERRY


As duas caixas-pretas do avião da AirAsia que caiu no mar de Java em 28 de dezembro com 162 pessoas a bordo já estão nas mãos dos investigadores, anunciaram nesta terça-feira as autoridades indonésias. "O CVR (Cockpit Voice Recorder, gravadora) foi encontrado e retirado do fundo do mar", declarou um funcionário das buscas sob anonimato.

Esta caixa retangular de cor laranja, que contém as comunicações orais entre os pilotos do avião e o controle aéreo, já está a bordo do navio de guerra indonésio KRI Banda Aceh, disse a fonte. A outra caixa-preta, a de voo FDR (Flight Data Recorder), já havia sido içada à superfície na segunda-feira, duas semanas após o desaparecimento do avião, que voava da cidade indonésia de Surabaya em direção a Cingapura, informou o diretor da Agência de Busca e Resgate, Bambang Soelistyo.

A gravadora estava embaixo dos destroços de uma asa. O chefe do exército, general Moeldoko, havia se mostrado confiante em recuperar a segunda caixa-preta, já que ela havia sido localizada a 20 metros do FDR e emitia potentes sinais sonoros.

As caixas-pretas serão enviadas a Jacarta para ser analisadas por laboratórios especializados. O voo QZ8501 da companhia malaia caiu no mar no dia 28 de dezembro pouco depois que a aeronave, um Airbus 320, decolou de Surabaya em direção a Cingapura. Segundo as autoridades indonésias, o piloto pediu para ganhar altura com o objetivo de evitar uma tempestade, mas o controle aéreo não concedeu autorização devido a um tráfego intenso neste corredor de voo.

O contato entre a aeronave e o controle aéreo se perdeu pouco depois, e o avião desapareceu das telas dos radares. Segundo um relatório preliminar da Agência Meteorológica Indonésia, as condições climáticas foram o fator que desencadeou o acidente. O gelo (nos motores) pode ter provocado a queda do avião quando ele cruzava nuvens com temperaturas entre -80 e -85º C.
No entanto, alguns especialistas colocaram em xeque esta hipótese por estimar que as informações disponíveis são insuficientes para estabelecer com precisão as causas da catástrofe, e é indispensável analisar os dados contidos nas caixas-pretas.

Explosão pela pressão


Os mergulhadores localizaram no domingo as caixas-pretas a 30 metros de profundidade no mar de Java, soterradas entre os destroços da fuselagem do avião. Fortes correntes dificultaram as operações. As caixas-pretas são indispensáveis para estabelecer as circunstâncias exatas do drama: uma gravadora contém os diálogos na cabine entre os pilotos e com o controle aéreo, e a segunda os parâmetros do avião (velocidade, altitude, etc.). Os primeiros elementos da investigação a partir da análise dos destroços do avião parecem indicar que a aeronave explodiu ao atingir a superfície do mar, segundo S.B. Supriyadi, um funcionário da Agência de Busca e Resgate. "Explodiu pela pressão", disse em Pangkalan Bun, na ilha de Bornéu, de onde são organizadas as operações de busca com a participação de navios americanos e chineses, entre outros.

"A cabine estava pressurizada e antes que a pressão pudesse ser ajustada, caiu... e bum. Esta explosão foi ouvida por testemunhas da zona", acrescentou o funcionário. Entre as 162 pessoas a bordo figuravam 155 indonésios, um francês (o co-piloto), um britânico, três sul-coreanos, um malaio e um cingapuriano. Até agora foram recuperados apenas 48 corpos. Não foram registrados sobreviventes.

A AirAsia Indonesia, filial da companhia malaia AirAsia, está proibida de utilizar o corredor de voo Surabaya-Cingapura até a conclusão da investigação desta catástrofe aérea, depois de tê-lo utilizado sem permissão no dia do voo, segundo as autoridades indonésias. As autoridades indonésias suspenderam na sexta-feira dezenas de voos operados por cinco companhias aéreas nacionais por infrações parecidas.

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