(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bloqueio do Gmail: jornal chinês responsabiliza o Google


postado em 30/12/2014 12:25

O bloqueio do Gmail na China por razões políticas de segurança é uma hipótese "duvidosa", e é preciso saber se o Google está disposto a "acatar as leis chinesas", afirmou nesta terça-feira o jornal de Pequim.

"Na raiz do problema está a dúvida sobre em que medida a Google estará disposto a acatar as leis chinesas, sobre as quais a posição da China é firme", diz o Global Times em um editorial.

"É duvidoso que a China tenha bloqueado o Gmail somente por razões de segurança interna", completa o jornal.

Segundo analistas, ao bloquear o acesso do Gmail -maior serviço de email do mundo- na China, a censura de Pequim deseja empurrar seus internautas aos serviços de email locais, aos quais a polícia tem uma acesso mais fácil.

O Global Times, contudo, não confirma esta tese. "Os novos problemas de acesso ao Gmail podem ser causados pela China, pelo próprio Google, ou pelos dois juntos", afirma, criticando a atitude dos meios de comunicação ocidentais que "imediatamente acusaram as autoridades chinesas".

O jornal oficial lembra a longa história de conflitos entre a China e o Google que, em 2010, deixou parcialmente a República Popular da China e instalou seus servidores em Hong Kong, tentando escapar da censura.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)