Jornal Estado de Minas

Mercosul celebra "retificação histórica" por aproximação Cuba-EUA

"Estamos vivendo um dia histórico", disse Maduro, gerando os aplausos dos presidentes reunidos na 47ª cúpula do Mercosul celebrada na cidade argentina de Paraná, Norte de Buenos Aires

AFP

Os presidentes do Mercosul saudaram, nesta quarta-feira, durante a cúpula realizada na cidade argentina de Paraná, o restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos, classificado como uma "retificação histórica" pelo venezuelano Nicolás Maduro.

"Estamos vivendo um dia histórico", disse Maduro, gerando os aplausos dos presidentes reunidos na 47ª cúpula do Mercosul celebrada na cidade argentina de Paraná, 500 km ao norte de Buenos Aires.

Integração América Latina, Ásia e Europa


Os presidentes do Mercosul ressaltaram a importância da integração com América Latina, Ásia e Europa, para enfrentar a crise.

O Mercosul, quarto maior bloco econômico mundial, deve criar uma "cidadania mercosuliana", ao estilo europeu e condenar as agressões dos grupos financeiros especulativos conhecidos nos mercados como "fundos abutres".

A nova presidência rotativa do bloco será exercida por Dilma Rousseff, que chegou em visita relâmpago de três horas à cidade, a 500 km ao norte de Buenos Aires.

"Não podemos errar. Está proibido falhar na integração. Se nós não a fizermos, ninguém fará", disse o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao chegar de madrugada.

 

.