(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tango gigante será dançado no Vaticano no aniversário do papa Francisco

Dançarinos se apresentarão na Praça de São Pedro do Vaticano ao som do bandoneón, em resposta a um convite feito nas redes sociais para comemorar o 78º aniversário do pontífice


postado em 17/12/2014 09:52 / atualizado em 17/12/2014 09:09

Milhares de apaixonados pelo tango devem dançar nesta quarta-feira na Praça de São Pedro do Vaticano ao som do bandoneón, em resposta a um convite feito nas redes sociais para comemorar o 78º aniversário do papa argentino Francisco. Provenientes de toda a Itália e alguns inclusive de mais longe, os dançarinos se levantaram ao amanhecer para acompanhar na primeira fila a audiência geral, que começou às 10h00 locais.

Quando o papa Francisco chegou à praça, agitaram um lenço branco, enquanto outros fiéis, entre os 13.000 presentes, ofereceram ao pontífice bolos ou chá mate. Depois, os fiéis ouviram a catequese do pontífice sobre a família sob um belo sol invernal. Por volta do meio-dia, quando ocorre normalmente a dispersão após a saída do Papa, algumas das músicas favoritas do ex-arcebispo de Buenos Aires serão tocadas.


Centenas de casais de dançarinos se apresentarão então na famosa Avenida da Conciliação para presentear simbolicamente o Papa com esta sensual dança nascida nos bairros pobres da capital argentina. "Dançar para o Papa será nosso presente", explicou Cristina Carmorani, professora de dança em Conventello, perto de Ravenna (nordeste), e idealizadora da iniciativa "Um tango para Francisco" na rede social Facebook.


A organizadora diz ter recebido mais de 3.200 adesões. "Todos se entusiasmaram, nunca teria imaginado uma mobilização assim", declarou à imprensa. Há alguns anos, antes de ser eleito sucessor do trono de Pedro, Jorge Bergoglio confessou em uma ocasião sua paixão pelo tango. "Gosto muito, é algo que sai de dentro de mim", disse em uma entrevista publicada posteriormente no livro "El jesuita". Segundo sua irmã, quando jovem foi inclusive um bom dançarino.


No ano passado, para seu primeiro aniversário em Roma, a Rádio Vaticano divulgou seus tangos preferidos, entre eles "Por uma cabeza", de Carlos Gardel. O pontífice parece desejar que este seja um dia normal. Não tem nada especial previsto em seu programa oficial e a imprensa italiana informou apenas que foi feito um bolo para o almoço. No ano passado, enquanto dezenas de milhares de pessoas o parabenizavam pelo Twitter, Francisco só convidou os funcionários da Casa Santa Marta, onde reside, para sua missa matutina. Depois tomou café da manhã com quatro moradores de rua.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)