(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Espanha classifica de 'calúnias' acusações de Maduro contra Aznar

Ao falar sobre o ocorrido no Iraque desde a invasão, em 2003, por uma coalizão militar liderada pelos EUA, Maduro disse que "houve um milhão e duzentos mil mortos no Iraque por culpa de Aznar, o assassino sangrento da Espanha"


postado em 13/12/2014 17:07 / atualizado em 13/12/2014 17:22

Madri indicou neste sábado que convocou o encarregado de negócios da Venezuela, classificando de "calúnias" as acusações do presidente daquele país contra o ex-chefe de governo espanhol José María Aznar.

Referindo-se ao ocorrido no Iraque desde a invasão daquele país, em 2003, por uma coalizão militar liderada pelos Estados Unidos, Maduro disse ontem que "houve um milhão e duzentos mil mortos no Iraque por culpa de Aznar, o assassino sangrento da Espanha".

"Digo assassino porque é responsável pela morte de um milhão e duzentos mil iraquianos, porque promoveu a guerra" com o então presidente americano, George W. Bush, acrescentou.

Em um comunicado divulgado hoje, o governo da Espanha deplororou "as declarações lamentáveis do presidente Maduro". "O governo quer assinalar seu total apoio e solidariedade ao ex-presidente do governo espanhol. Este tipo de desqualificação, falsidade e calúnia sobre autoridades e líderes políticos espanhóis é, infelizmente, muito frequente por parte do governo da Venezuela".

Uma fonte diplomática espanhola disse hoje à AFP que o Ministério das Relações Exteriores convocou o encarregado de negócios da Venezuela em Madri para pedir explicações.

Atualmente, não há embaixador venezuelano em Madri, No fim de outubro, Caracas o convocou para consultas devido a "declarações intervencionistas" de Rajoy, que disse estar "preocupado com a situação da democracia na Venezuela".

A Espanha, que abriga a segunda maior comunidade de venezuelanos no exterior, é um importante investidor e parceiro comercial da Venezuela, com interesses no setores petroleiro, bancário, de telecomunicações e de defesa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)