(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bush foi informado de torturas da CIA


postado em 09/12/2014 23:46

O presidente George W. Bush foi informado, em abril de 2006, que a CIA tinha prisões secretas nas quais torturava prisioneiros, há quatro anos, para obter informações na chamada guerra contra o terror, revela um relatório do Senado publicado nesta terça-feira.

Segundo o documento, a CIA revelou a Bush o emprego destas "técnicas" de interrogatório no dia 8 de abril de 2006, após enviar memorandos confidenciais ao departamento de Justiça sobre o mesmo programa em 2002 e 2005.

O então presidente republicano manifestou seu repúdio ao ver "a imagem de um preso acorrentado ao teto usando uma fralda, obrigado a fazer suas necessidades nela", revela a página 40 do relatório enviado à comissão de Inteligência do Senado.

Alguns dos homens submetidos a estas "técnicas, como Abu Zubeida e Abd Al Rahim Al Nachiri, estavam nestas condições desde 2002 e seriam transferidos em breve para a prisão de Guantánamo quando Bush foi informado, destaca o documento.

No dia 8 de abril, no Salão Oval, o então diretor da CIA, Porter Goss, explicou ao presidente as sete técnicas utilizadas e mostrou a imagem de um preso submetido a elas. Foi quando o presidente mostrou sua repulsa.

Com detalhes, o documento descreve como os presos eram deixados durante dias no escuro, jogados contra as paredes, submersos em banhos gelados e privados do sono durante uma semana, além da tortura psicológica.

Ao menos cinco presos foram submetidos a "reidratações retais" e em um caso os torturadores aplicaram alimentação pelo reto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)