(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Poços abandonados de petróleo e gás nos EUA emitem volume importante de metano


postado em 08/12/2014 19:52

Poços abandonados de petróleo e gás podem estar liberando uma quantidade significativa de metano, um gás estufa mais nocivo que o dióxido de carbono, alerta um estudo publicado esta segunda-feira na Pensilvânia.

A pesquisa, publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, se baseia em medições diretas de metano provenientes de ou perto de 19 poços de gás e petróleo abandonados no estado do nordeste americano.

Cientistas da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, e da Universidade de Stanford, na Califórnia, fizeram cerca de 100 medições ao longo de sete meses, entre 2013 e 2014, e descobriram que todos os poços estudados emitiram metano em áreas de floresta, terrenos alagadiços, de pastagens ou rios.

Três dos 19 poços foram considerados "grandes emissores" e liberaram metano três vezes acima da média.

Segundo o estudo, os 19 poços estudados são característicos da situação geral da Pensilvânia, sendo que os poços abandonados podem responder por 4% a 7% das emissões totais de metano no estado.

Os autores da pesquisa instaram os reguladores ambientais a levar em conta os poços abandonados ao calcular as emissões totais de metano.

Uma pesquisa anterior tinha sugerido que as emissões de metano de aproximadamente três milhões de poços abandonados de petróleo e gás em todos os Estados Unidos, que não tinham sido relacionados nas estimativas feitas pelo governo americano, podiam ser o segundo maior contribuinte das emissões nacionais de metano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)