(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temor de massacre de 43 jovens cresce no México após identificação de restos


postado em 07/12/2014 16:31 / atualizado em 07/12/2014 17:46

Pai lamenta a morte do filho Alexander Mora diante de altar(foto: REUTERS/Jorge Dan Lopez )
Pai lamenta a morte do filho Alexander Mora diante de altar (foto: REUTERS/Jorge Dan Lopez )

O temor de que os 43 estudantes desaparecidos desde setembro no sul do México tenham sido massacrados tomaram conta do país depois da identificação, por exame de DNA, dos restos de um dos jovens, chorado pela família neste domingo, em meio a pedidos de justiça.

Os restos do jovem Alexander Mora, de 19 anos, o caçula de oito irmãos, foram encontrados na mesma região do estado de Guerrero (sul), onde pistoleiros de um cartel de narcotraficantes declararam ter assassinado os jovens e incinerado seus corpos.

Em sua humilde residência na comunidade de El Pericón (Guerrero), a família de Alexander o lembrava neste domingo como um jovem alegre, que sonhava em ser professor para ajudar o pai, viúvo.

"Alexander foi o único dos filhos que quis sair. Ele decidiu sair para estudar porque seu sonho era se formar professor e, não teve jeito, tiraram sua vida", declarou à AFP o pai, aflito, em sua minúscula casa de dois cômodos.

Vizinhos, amigos e colegas de Alexander têm acorrido à casa azul da família desde que, na véspera, se divulgou a identificação de seus restos mortais, fazendo dele o primeiro dos 43 estudantes desaparecidos com a morte provada.

Em sua memória, foi preparado um pequeno altar com velas, várias fotos do rapaz e uma camisa de futebol, sua grande paixão, junto com a leitura, lembraram.

A El Pericón, uma empobrecida comunidade montanhosa de 1.800 habitantes, não foi, nem telefonou nenhum representante do governo, lamentaram.

A identificação do corpo foi feita por um respeitado laboratório austríaco e agora seu pai espera receber os restos do filho, unicamente um fragmento de osso e um dente, para sepultá-los.

"Somos gente humilde que vive no campo. Queremos dar a ele um funeral como se faz aqui, honradamente, pobremente", explicou Edith, uma das irmãs do jovem.

Às vésperas da cúpula

A procuradoria-geral convocou uma coletiva de imprensa para este domingo para dar informações sobre o tema, mas uma fonte oficial confirmou a identificação dos restos mortais de Alexander Mora à AFP.

Esta primeira identificação de restos quase totalmente carbonizados, enviados a um laboratório austríaco, foi divulgada no sábado, coincidindo com uma passeata na Cidade do México, na qual os pais dos jovens prometeram continuar lutando até encontrar os outros 42 estudantes.

Caso se confirme que os 43 jovens foram assassinados, este terá sido um dos piores massacres resultantes da violência em que está mergulhado o México desde o lançamento de uma ofensiva militar contra o narcotráfico em 2006. Desde então, mais de 80.000 pessoas foram assassinadas e 22.000 desapareceram.

O desaparecimento dos estudantes, um dos piores crimes da história recente da América Latina, segundo a organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch, recebeu a condenação internacional e expôs novamente a profunda infiltração do narcotráfico nas autoridades mexicanas, pondo em xeque a afirmação do presidente Enrique Peña Nieto de que sua estratégia de segurança está funcionando.

Neste contexto de indignação nacional e de intensos protestos motivados por este crime, Peña Nieto se prepara para receber chefes de Estado de América Latina, Espanha e Portugal na XXIV Cúpula Ibero-americana em Veracruz (leste), segunda e terça-feira.

Alguns presidentes já estão em território mexicano, como o uruguaio José Mujica, que em novembro protagonizou um incidente diplomático ao afirmar, em uma entrevista, que a situação do México era "terrível" e que o país parecia "uma espécie de Estado falido", algo que o presidente uruguaio retificou depois.

"Vamos fazer justiça"

A identificação dos restos mortais de Alexander Mora foi confirmada por um porta-voz das famílias em um novo protesto, no sábado, na Cidade do México, onde milhares de pessoas levaram bandeiras pretas e exigiram a renúncia de Peña Nieto.

Assim como os outros desaparecidos, Alexander estudava no primeiro ano do curso de Magistério da escola rural Raúl Isidro Burgos de Ayotzinapa, em Guerrero, a 150 km de El Pericón. Neste respeitado centro público de ideologia socialista se formam professores que, depois, darão aulas em áreas rurais de Guerrero, um dos estados mais pobres do país.

Em 26 de setembro, Alexander e outros 42 colegas - a maioria entre 18 e 21 anos - desapareceram na cidade vizinha de Iguala, aonde tinham ido arrecadar fundos para a escola.

Na trágica noite, os jovens foram brutalmente atacados a tiros por policiais de Iguala que, depois os entregaram a pistoleiros do cartel do narcotráfico Guerreros Unidos. Segundo a reconstituição feita pela procuradoria, os traficantes mataram os jovens e incinearam seus corpos, uma versão na qual até agora as famílias não aceitavam.

Segundo as autoridades, os pistoleiros mataram os estudantes, queimaram seus corpos em um lixão e depois atiraram os restos carbonizados dentro de sacos plásticos em um rio.

"Que se faça justiça porque isto não pode ficar assim. Meu irmão não era um animal para que o matassem desta forma. Era um menino inocente que não sabia nada da vida, não era um viciado", protestou Edith, que não pôde participar das marchas de protesto pelo desaparecimento dos jovens para cuidar do filho.

No sábado, durante uma destas passeatas, o porta-voz dos pais dos jovens, Felipe de la Cruz, garantiu que os pais não deterão as buscas e os protestos contra o governo até encontrar os outros 42 estudantes.

"Não choramos por Alexander, sua queda vai florescer em uma revolução. Que ele saiba, onde quer que esteja, que vamos fazer-lhe justiça", disse Felipe de la Cruz.

Atacar a corrupção

Para confirmar este relato macabro, a Justiça enviou, em novembro, alguns restos encontrados no lixão para o laboratório da Universidade de Innsbruck, na Áustria.

O advogado Mario Patrón, representante das famílias, disse à AFP que os restos de Mora de fato foram encontrados às margens de um rio, mas afirmou que sua identificação não prova que os outros jovens também foram assassinados.

"As autoridades têm que explicar o paradeiro de todos os desaparecidos", reforçou.

O crime de Iguala desatou a pior crise que Peña Nieto viveu em seus dois primeiros anos de presidência. Pesquisas de opinião indicam que sua popularidade caiu para cerca de 40%, o pior número para um presidente mexicano em quase duas décadas.

Peña Nieto, que esta semana viajou pela primeira vez a Guerrero desde os desaparecimentos, anunciou medidas para deter a infiltração do narcotráfico nas instituições mexicanas, que analistas consideram insuficientes.

O crime de Iguala voltou a colocar a violência no centro das atenções no México, socavando a tentativa de Peña Nieto de abordá-la em suas ambiciosas reformas econômicas.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)