Jornal Estado de Minas

Designer cria imagens supondo como seriam filhotes de focas com pinguins

Depois de pesquisa mostrar casos de estupro entre os animais, artista americana usou a imaginação para imaginar que tipo de bicho nasceria da relação

Os "pengueals" são simpáticos, mas são inspirados na divulgação de uma pesquisa que mostra casos de focas que estupraram pinguins em uma ilha na Antártica - Foto: Reprodução/Facebook


Filhotes de foca com pinguim nunca poderão ser vistos na natureza, mas ainda assim essa situação pode ser representada pela computação gráfica. Foi o que fez a designer americana Sarah Lee DeRemer, de 25 anos, que usou um software de computador para criar imagens que supõem como poderia ser a prole do mamífero com a ave. Apesar das imagens mostrarem simpáticos bichinhos, a inspiração veio da divulgação de uma pesquisa que mostra casos de focas que estupraram pinguins em uma ilha na Antártica.

As imagens foram divulgadas no Facebook sob o nome de "pengueal", que é uma mistura das palavras em inglês "penguin", relativo a pinguim e "seal", que quer dizer foca. "Por mais horrível que seja pinguins serem assediados sexualmente por focas, eu não poderia deixar de explorar a prole hipotética", afirmou a artista.

Confira uma galeria com as imagens dos filhotes fictícios

O estudo publicado na última semana pela revista Polar Biology documentou pelo menos três casos do fenômeno na Marion Island. O pesquisador Ryan Reisinger relatou que as aves reagiam como se as focas fossem predadores que queriam matá-las, mas depois de lutar contra o abuso, desistiam de lutar. "Em termos humanos, isso pode ser chamado de estupro", afirmou o pesquisador. As causas desse comportamento ainda são desconhecidas, mas uma hipótese levantada pelos pesquisadores é de que a concorrência pelo sexo feminino tenha feito com que alguns machos mais jovens atacassem os pinguins..