(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kerry vai à Europa em 'momento-chave' nas negociações nucleares com o Irã


postado em 17/11/2014 17:22

O secretário de Estado americano, John Kerry, viajou para a Europa nesta segunda-feira para participar de um momento decisivo nas negociações entre as potências internacionais e o Irã referentes ao polêmico programa nuclear iraniano.

Pouco antes de embarcar para Londres, onde vai participar de consultas com seus homólogos europeus na terça-feira, Kerry reconheceu a natureza vital dos próximos encontros com representantes de Teerã antes do prazo final estipulado para o dia 24 de novembro, com o objetivo de chegar a um acordo sobre a suas instalações nucleares.

"Estamos, obviamente, entrando em um momento-chave nas negociações referentes ao programa nuclear iraniano e eu irei a Viena na hora certa", disse Kerry em Washington, referindo-se aos acordos que serão discutidos ainda nesta semana na capital austríaca.

Além da Alemanha, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Reino Unido, China, França, Rússia e Estados Unidos - irão negociar com Teerã um acordo global que possa evitar que a República Islâmica desenvolva armas nucleares no país.

O governo iraniano insiste que seus projetos nucleares atendem a propósitos civis, como a energia, mas as potências ocidentais temem que o programa seja um pretexto para a produção de uma bomba atômica.

Os republicanos logo irão controlar ambas as câmaras do Congresso americano depois das eleições realizadas no começo do mês. Isso pode comprometer as negociações, já que a oposição está insatisfeita com a tentativa de reaproximação entre o presidente democrata Barack Obama e o Irã.

Eles consideram que Obama está sendo enganado pelo governo iraniano, que tenta exibir uma face nova e mais moderna com o objetivo de ganhar bilhões de dólares com o afrouxamento de sanções e continuar tentando desenvolver uma arma nuclear.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)