(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Último paciente do ebola nos EUA recebe alta médica

Surto da doença se encerra no país. Monitoramento de centenas de pessoas que podem ter tido contato com o vírus continua


postado em 11/11/2014 09:31 / atualizado em 11/11/2014 10:55

A epidemia de Ebola já matou quase 5.000 pessoas de um total de cerca de 13.000 casos registrados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) (foto: ERIKA SANTELICES / AFP)
A epidemia de Ebola já matou quase 5.000 pessoas de um total de cerca de 13.000 casos registrados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) (foto: ERIKA SANTELICES / AFP)


Nova York, 11 - O último paciente contaminado pelo ebola em tratamento nos Estados Unidos recebe alta médica nesta terça-feira. Com a saída do médico Craig Spencer do centro hospitalar Bellevue, em Nova York, o surto da doença se encerra no país, que continuará monitorando centenas de pessoas que podem ter tido contato com o vírus.

Craig Spencer foi o primeiro caso da doença na maior cidade dos Estados Unidos e levantou um debate nacional sobre a capacidade do país de se preparar para evitar uma possível epidemia. Em resposta ao novo caso, os governadores de Nova York e Nova Jérsei, Andrew Cuomo e Chris Christie, respectivamente, obrigaram profissionais de saúde combatendo o ebola na África a se submeterem a uma quarentena forçada de 21 dias.

As decisões foram tomadas após o receio de que Spencer pudesse ter contaminado um outro cidadão da cidade, já que o médico havia utilizado o metrô, jantado fora e ido jogar boliche e correr no parque. Especialistas afirmam, no entanto, que um paciente infectado só pode transmitir o vírus após apresentar os primeiros sintomas.

A enfermeira Kaci Hickox, de Nova Jérsei, foi imposta a uma das quarentenas e enfrentou a medida adotada pelo governador Christie em uma discussão que foi parar na Justiça. O juiz, contudo, optou por garantir a liberdade de Hickox. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)