Jornal Estado de Minas

Veículos blindados avançam como reforços para reduto ucraniano de Donetsk

Jornalista observou 21 caminhões, seis tanques e 14 plataformas de lançamento de obuses ao oeste, em direção às áreas insurgentes

AFP

Veículos blindados e sem placas passam por cidade próxima à Donetsk - Foto: Dimitar Dilkoff/AFP

Várias colunas de veículos blindados seguiam nesta segunda-feira como reforço para o reduto separatista pró-Rússia de Donetsk, leste da Ucrânia, constatou um correspondente da AFP, em um momento de tensão com a possibilidade do aumento da violência no conflito.

O jornalista observou 21 caminhões, seis tanques e 14 plataformas de lançamento de obuses ao oeste, em direção às áreas insurgentes. Os caminhões estavam cobertos com lonas, exceto um, no qual era possível observar caixa de munições.

Em Donetsk, disparos de artilharia foram ouvidos durante a noite, mas com menos intensidade que um dia antes. A situação piorou consideravelmente após as eleições separatistas de 2 de novembro, que deixaram em situação crítica os acordos de paz assinados em setembro por Kiev e pelos separatistas pró-Rússia.

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, pediu a Moscou que retire suas tropas do leste da Ucrânia e impeça a chegada de reforços, por considerar "muito inquietante" a presença de tanques detectados no domingo pela OSCE nas regiões separatistas.

O governo dos Estados Unidos também expressou preocupação com a intensificação dos combates. A Cassa Branca recordou que qualquer tentativa dos insurgentes de controlar uma área maior de território constituiria uma "violação flagrante" dos acordos de cessar-fogo.

.