O Partido Republicano manteve o controle da Câmara de Representantes dos Estados Unidos nas eleições realizadas nesta terça-feira, e caminha para assumir a maioria no Senado, segundo as projeções das principais redes de televisão do país.
A CBS News aponta que os Republicanos obterão 226 das 435 cadeiras da Câmara de Representantes, enquanto a NBC estima que serão 242 cadeiras para os opositores ao presidente democrata, Barack Obama.
Na disputa pelo Senado, o republicano Mitch McConnell venceu no Kentucky - um estado onde os democratas investiram muito em busca da vitória - e surge como o possível líder da casa.
As redes de televisão também apontam a vitória da republicana Shelley Moore Capito na Virgínia Ocidental, sucedendo o democrata Jay Rockefeller; e no Arkansas, onde o republicano Tom Cotton derrotou o democrata Mark Pryor.
Cotton, um veterano das campanhas militares no Iraque e Afeganistão, conseguiu uma vitória no estado natal do ex-presidente Bill Clinton, aproximando os republicanos do objetivo de conquistar, ao menos, 51 cadeiras no Senado.
As disputas para o Senado na Carolina do Norte e Geórgia seguem indefinidas.
Na Geórgia, a batalha eleitoral envolve três candidatos: o republicano David Perdue, a democrata Michelle Nunn e a libertária Amanda Swafford.
Nas chamadas "midterms", tradicionalmente cruéis para o partido no poder, os eleitores estão renovando as 435 cadeiras da Câmara de Representantes, 36 das 100 cadeiras do Senado, e 36 dos 50 governadores de Estados.
Simultaneamente, ocorrem dezenas de referendos nos Estados, especialmente sobre a legalização da maconha, direito ao aborto e aumento do salário mínimo.
O presidente Barack Obama admitiu nesta terça-feira que o mapa eleitoral este ano é particularmente desfavorável para os democratas.
"É, provavelmente, o pior grupo possível de Estados para os democratas desde Dwight Eisenhower", disse Obama à rádio WNPR.
Para o senador Rand Paul, visto como um possível candidato republicano para a eleição presidencial de 2016, "o vento está a nosso favor".
"Será uma grande vitória, uma grande noite", antecipou o senador John Cornyn, segunda figura dos republicanos no Senado.
Nos Estados Unidos, historicamente, o partido do presidente em exercício perde as eleições legislativas de meio de mandato.
.