Jornal Estado de Minas

Voos militares russos sobre Europa aumentam tensão, diz Pentágono

AFP

Os voos militares russos no espaço aéreo europeu estão aumentando as tensões e apresentam um perigo potencial para a segurança e a aviação civil - afirmou o porta-voz do Pentágono nesta sexta-feira.

Os Estados Unidos estão preocupados com os voos de aviões militares russos e monitoram a atividade "muito de perto" - declarou à imprensa o porta-voz do Departamento da Defesa, almirante John Kirby.

"É claro que não vemos esses voos e atividades como úteis para a situação de segurança na Europa.

Claramente, apresentam um risco potencial de escalada", comentou.

Segundo Kirby, os voos também representaram "um risco potencial para a Aviação Civil apenas por (seu) grande número, tamanho e alcance", acrescentou, pedindo que a Rússia "dê passos, passos concretos e palpáveis, para reduzir a tensão, não para incrementá-la".

Nesta sexta-feira, houve outra série de voos, com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) monitorando aeronaves russas sobre os Bálcãs, o Mar do Norte e o oceano Atlântico.

Essa atividade aérea se segue à intervenção militar da Rússia na Ucrânia, condenada pela Otan. A Aliança Atlântica classificou o movimento como a mais séria ameaça à segurança transatlântica desde a Guerra Fria.

.