Jornal Estado de Minas

Balão tele-dirigível gigante vigiará Cingapura do alto

Cingapura lançará, em breve, um balão tele-dirigível gigante, com o objetivo de reforçar a segurança marítima e aérea da ilha, anunciou nesta quarta-feira o ministério da Defesa do país asiático.

"Os sistemas já existentes passam por dificuldades crescentes, devido à construção de edifícios cada vez mais altos. O balão ficará alto o suficiente para obter uma vista clara do espaço aéreo e marítimo de toda a ilha", informou o ministério em sua página na internet.

Oito pessoas em terra farão funcionar o aparelho, que poderá alcançar uma 600 metros de altitude e será equipado com um radar capaz de detectar ameaças a 200 quilômetros de distância.

O balão permitirá vasculhar o espaço aéreo até o Estreito de Malacca, na Malásia, e detectar pequenas embarcações provenientes de Pekanbaru, na Indonésia, afirmou o gabinete, que não deu detalhes do custo do projeto.

Cingapura, uma cidade-estado de pouco mais de cinco milhões de habitantes, tem o maior orçamento de todo o sudeste asiático, graças a fundos públicos engrossados por seu dinâmico crescimento econômico.

Desde a sua saída da Federação da Malásia, em 1965, a Cingapura, cercada de vizinhos maiores, como Malásia e Indonésia, apostaram em fortalecer sua estratégia de Defesa.

.