(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestação em Roma contra reforma trabalhista


postado em 25/10/2014 09:16 / atualizado em 25/10/2014 12:09

Protesto é contra a proposta que pretende adotar medidas para baratear as demissões (foto: AFP PHOTO/ Filippo MONTEFORTE )
Protesto é contra a proposta que pretende adotar medidas para baratear as demissões (foto: AFP PHOTO/ Filippo MONTEFORTE )
 

Dezenas de milhares de italianos se manifestaram neste sábado em Roma contra a reforma trabalhista preparada pelo governo social-democrata de Matteo Renzi.


Convocada pelo sindicato nacional majoritário, o CGIL, o protesto é contra a proposta do executivo italiano que, para reduzir o desemprego e incentivar as contratações, pretende adotar medidas para baratear as demissões e reduzir os direitos e proteções dos trabalhadores nos primeiros anos de trabalho.


Os manifestantes, em sua maioria estudantes e jovens, atravessaram a capital em quatro colunas exigindo uma redução do desemprego juvenil, que atinge atualmente 44%, e uma melhor proteção social durante os primeiros anos de trabalho, que são geralmente temporários e precários.


"Estamos aqui para dizer que a insegurança no emprego não é o nosso destino. Queremos investimentos no nosso futuro", gritavam os manifestantes.


O partido de centro-esquerda de Matteo Renzi está dividido sobre as medidas propostas, especialmente em relação a uma eventual revisão do artigo 18 do Código do Trabalho, que protege os trabalhadores de despedimento sem justa causa.


O protesto deste sábado é a primeira demonstração importante contra o Partido Social-Democrata, historicamente ligado aos sindicatos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)