(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama se encontra com uma das enfermeiras curadas do Ebola


postado em 24/10/2014 17:25

O presidente americano, Barack Obama, recebeu nesta sexta-feira, na Casa Branca, uma enfermeira do Texas que se curou do Ebola, e a abraçou, horas depois de sua saída do hospital.

Nina Pham, que se infectou com a febre hemorrágica ao cuidar de um paciente liberiano que viajou para os Estados Unidos e que morreu pouco depois, foi recebida no Salão Oval na presença da mãe e da irmã.

Durante o encontro, que foi presenciado por apenas alguns fotógrafos, o presidente abraçou a jovem de 26 anos.

Pham recebeu alta nesta sexta-feira do hospital de Maryland onde recebeu tratamento para a doença.

Consultado durante uma coletiva de imprensa, o porta-voz do executivo, John Earnest, afirmou que Obama, que não estava "preocupado em absoluto" com a ideia do encontro, quis saudar o trabalho desta jovem, "que ficou doente cuidando de um paciente com Ebola".

"Ela não o fez para ganhar aumento de salário ou para se destacar, o fez porque era o seu trabalho", afirmou Earnest. "O fato de estar curada é uma notícia fantástica", acrescentou.

"Também é prova de que temos a melhor infra-estrutura sanitária do mundo", prosseguiu.

Há vários dias, Obama tem pedido aos americanos que evitem a histeria e o medo, insistindo em que o vírus não é facilmente transmitido e que as infra-estruturas de saúde americanas estão em condições de enfrentar eventuais novos casos que possam surgir.

Pham foi diagnosticada com Ebola dias antes de Amber Vinson, outra enfermeira também curada, mas que ainda não pode deixar o Hospital Universitário de Emory, em Atlanta (Geórgia), onde continua recebendo cuidados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Ebola já matou 4.877 pessoas (das 9.936 contaminadas), principalmente na Libéria, Serra Leoa e Guiné, foco da atual epidemia, iniciada em dezembro de 2013.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)