(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rússia diz que submarino misterioso é da Holanda


postado em 20/10/2014 09:10 / atualizado em 20/10/2014 09:53

O misterioso submarino detectado frente ao litoral de Estocolmo, que o exército sueco está procurando no Mar Báltico, é holandês, afirmou nesta segunda-feira uma fonte do ministério russo da Defesa, citada pela agência Interfax. "Recomendamos (às autoridades suecas) que peçam informações ao comando das forças navais da Holanda", declarou a fonte ante as insinuações da imprensa sueca de que se trata de um submarino russo.

"É um submarino de propulsão diesel-elétrica holandês Bruinvis que, na semana passada, realizava exercícios, incluindo voltas de emergência à superfície, bem perto de Estocolmo", afirmou a fonte. A embarcação atracou na sexta-feira na sexta-feira no porto de Tallin, capital da Estônia, e provavelmente retomará sua rota hoje (segunda-feira)" ante de voltar à Holanda, afirmou ainda.

O exército sueco iniciou no sábado uma operação militar de envergadura com mais de 200 homens, barcos furtivos, draga-minas e helicópteros em uma zona do mar Báltico de cerca de 50 km, depois de informações que apontavam para uma "atividade submarina estrangeira" diante do litoral de Estocolmo e a publicação de uma foto de um "navio estrangeiro". A Rússia desmentiu no domingo as informações da imprensa sueca segundo as quais as forças armadas suecas estavam atrás de um submarino russo avariado frente a Estocolmo. "Não há qualquer situação irregular e ainda menos acidentes que envolvam navios russos", afirmou o ministério russo da Defesa em um comunicado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)