(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA convoca Israel para reconstrução de Gaza


postado em 08/10/2014 20:40

Israel deve participar da reconstrução da Faixa de Gaza, declarou o governo americano nesta quarta-feira, antes do início da reunião entre os principais doadores no próximo domingo, no Cairo.

Esses doadores também pressionam as partes envolvidas no conflito para que cheguem a um cessar-fogo definitivo.

"Acreditamos que Israel precisará desempenhar um papel na reconstrução de Gaza", disse a porta-voz do Departamento de Estado americano Jennifer Psaki, ao ser questionada sobre o envolvimento de Israel no reparo dos danos causados pelo conflito nessa região.

O secretário de Estado americano, John Kerry, participará no próximo domingo, 12 de outubro, da conferência sobre a reconstrução. O encontro acontece no Cairo, promovido por Egito e Noruega.

A cúpula é considerada pelos Estados Unidos "uma grande assistência humanitária e um esforço de reconstrução", depois da devastadora guerra de 50 dias entre Israel e militantes do Hamas em Gaza.

O governo palestino apresentou um plano de 76 páginas para a reconstrução de Gaza. Nele, pede-se cerca de US$ 4 bilhões para recuperar o território devastado. A maioria dos recursos será usada para construir casas para os mais de 100 mil palestinos que perderam seus lares.

A ofensiva das tropas israelenses em Gaza deixou 2.200 palestinos mortos, enquanto os ataques dos militantes dos Hamas mataram 73 israelenses, a maior parte militares.

A guerra terminou em agosto com um cessar-fogo provisório, e as negociações indiretas para uma trégua permanente seguem com mediação do Egito.

Os Estados Unidos destinaram pelo menos US$ 118 milhões em ajuda aos palestinos de Gaza. A porta-voz do departamento de Estado acredita que vários "países da comunidade internacional contribuirão" com recursos durante a conferência na capital egípcia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)