Jornal Estado de Minas

Colina onde fica o Partenon, em Atenas, corre risco de desmoronar

Segundo engenheiros especialistas serão necessárias obras de contenção para melhorar e estabilizar a drenagem de água no local

AFP

Desde 1970, o Partenon e outros monumentos da colina, que têm 2.500 anos de antiguidade, estão sob restauração permanente - Foto: REUTERS/Alkis Konstantinidis
A colina rochosa da Acrópole de Atenas, onde fica o Partenon, corre risco de desmoronar, segundo engenheiros especialistas citados nesta quarta-feira pela agência de notícias ANA. Obras de contenção para evitar o desprendimento de pedras serão necessáris para evitar o problema, causado por infiltrações.

A queda de uma rocha de "tamanho considerável" em um dos acessos ao cume em janeiro passado, alarmou os especialistas, que abriram uma investigação para analisar a estabilidade do sítio.

Seus estudos revelaram "instabilidade sobre uma superfície bastante ampla" da face sul da colina, por causa de infiltrações pluviométricas, segundo um dos especialistas.

Os estudos para melhorar e estabilizar a drenagem da água foram apresentados ao Conselho Central de Arqueologia, que deu seu aval, segundo a ANA.

De fato, o Partenon e outros monumentos da colina, que têm 2.500 anos de antiguidade, estão sob restauração permanente, por turnos, desde os anos 1970.