(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Human Rights denuncia retrocesso nos direitos humanos na Turquia


postado em 29/09/2014 08:55

A Turquia sofreu nos últimos meses, sob a liderança do presidente Recep Tayyip Erdogan, um retrocesso preocupante em termos de respeito às liberdades, o que ameaça a independência da justiça e da imprensa, denunciou nesta segunda-feira a organização s Human Rights Watch (HRW).

"O país experimenta um retrocesso inquietante em termos de direitos humanos", afirma a ONU, que também acusa o governo islâmico e conservador que dirige o país desde 2002 de manifestar uma "intolerância crescente em relação a sua oposição política, aos protestos das ruas e às críticas da imprensa".

O governo multiplicou a aprovação de leis para reforçar seu controle sobre o sistema judicial, as redes sociais e a imprensa, e ampliar os poderes dos serviços secretos, depois e um grande escândalo de corrupção revelado em dezembro passado.

Além disso, reprimiu com dureza manifestações nas ruas hostis a Erdogan e abriu julgamentos contra os protagonistas da revolta antigovernamental de junho de 2013.

Segundo a ONG, ao menos 5.500 pessoas foram julgadas neste contexto, enquanto que apenas um policial foi condenado pela morte de um manifestante.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)