(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Embraer inicia entrega de Super Tucanos à Força Aérea americana


postado em 25/09/2014 16:55

A Embraer anunciou nesta quinta-feira a entrega do primeiro de vinte aviões A-29 Super Tucano à Força Aérea americana, que vai usar as aeronaves no Afeganistão após a retirada das tropas da Otan.

O Super Tucano foi entregue em uma cerimônia realizada em Jacksonville, na Flórida (sudeste dos EUA), onde as aeronaves da Embraer Defesa e Segurança e da Sierra Nevada Corporation são fabricadas. Estiveram presentes representantes do governo de Barack Obama e das empresas envolvidas.

A venda dos vinte Super Tucano, um avião turbo-hélice para missões rápidas e de treinamento de pilotos, foi anunciada em fevereiro de 2013, por um valor de 427 milhões de dólares.

"Este avião pode realizar uma grande variedade de missões e, em mais de dez anos de operações, consolidou-se como uma solução aérea rentável para as nações no mundo", disse o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider.

"Esperamos entregar estes importantes recursos para o Afeganistão a fim de garantir tanto o êxito da retirada das tropas americanas como a segurança de toda a região", afirmou o presidente da Sierra Nevada Corporation, Fatih Ozmen.

O contrato assinado com o consórcio Embraer-Sierra Nevada causou protestos da empresa americana Beechraft, que havia conseguido na justiça o cancelamento de uma primeira licitação de 2011, alegando supostas irregularidades no processo.

O AT-29 Super Tucano foi projetado para ataques rápidos, contra-insurgência, apoio aéreo, missões de reconhecimento aéreo em ambientes de poucas ameaças e treinamento.

Atualmente, é usado pelas forças aéreas de nove países na América Latina, na África e na Ásia, segundo a Embraer, que informou ter entregue até agora 170 aeronaves das 210 que foram encomendadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)