Jornal Estado de Minas

Morre ex-chefe do Mossad israelense durante "Operação Entebe"

AFP
Yitzhak Hofi, ex-chefe do serviço de inteligência israelense (Mossad), que desempenhou um papel decisivo na Operação Entebe de resgate dos passageiros de um avião da Air France sequestrado, morreu nesta segunda-feira aos 87 anos, informaram fontes oficiais.

Este antigo general da reserva, que liderou o Mossad entre 1974 e 1982, tomou parte ativa nos preparativos para a operação lançada em julho de 1976 pelo exército israelense no aeroporto de Entebe (Uganda) para salvar 256 passageiros e tripulantes de um Airbus da Air France sequestrado por um grupo de palestinos e militantes de extrema-esquerda alemães.

Os reféns foram libertados por um comando militar israelense.
O comandante da operação, Jonathan Netanyahu, irmão do atual primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, foi morto durante o ataque. Antes de se tornar o chefe do Mossad, Yitzhak Hofi foi comandante da região militar norte e dirigiu as operações contra a Síria durante a Guerra do Yom Kippur, em 1973. "Yitzhak Hofi dedicou sua vida à segurança de Israel que o saúda por essa contribuição", afirmou Netanyahu em um comunicado..