(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Palestinos e ONU pedem 427 milhões para ajuda de emergência


postado em 09/09/2014 14:10

A Autoridade Palestina e as Nações Unidas lançaram nesta terça-feira um apelo para arrecadar 427 milhões de euros para ajuda humanitária de emergência aos civis afetados pelo conflito devastador em Gaza, antes de uma conferência internacional de doadores em outubro.

O enclave costeiro, onde 1,8 milhão de palestinos vivem amontoados entre o Egito, Israel e o Mediterrâneo, foi completamente devastado entre 8 de julho e 26 de agosto, sua terceira guerra em seis anos.

O conflito entre as tropas israelenses e os combatentes palestinos matou mais de 2.140 moradores de Gaza e destruiu milhares de casas, danificando gravemente a única estação de energia e reduzindo a cinzas dezenas de fábricas.

Citando uma destruição "sem precedentes" em Gaza, James Rawley, coordenador das operações humanitárias da Organização das Nações Unidas na Faixa de Gaza, advertiu que "a crise está longe de terminar", durante uma coletiva de imprensa conjunta em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, com Mohammad Mustafa, o ministro palestino da Economia.

Os 427 milhões em ajuda de emergência "serão suficientes para apenas alguns meses e não são uma solução", ressaltou Rawley. "Precisamos de mudanças drásticas na Faixa de Gaza (...) Em primeiro lugar, um cessar-fogo prolongado, um levantamento completo do bloqueio e uma solução política" ao conflito, acrescentou.

Gaza tem sido alvo desde 2006 de um bloqueio israelense rigoroso que impede a entrada de muitos materiais de construção. De acordo com o cessar-fogo assinado no Cairo recentemente, essas restrições devem ser flexibilizadas.

Até o momento, os materiais de construção não cruzaram as fronteiras controladas por Israel, que teme que sejam utilizados para prejudicá-lo.

Moustafa indicou que os palestinos prepararam um "plano de reconstrução ao longo de três anos", viável, desde que as passagens sejam reabertas.

A ajuda de emergência inclui o fornecimento de alimentos e também se refere às áreas de saúde e educação, e planeja oferecer apoio psicológico aos moradores de Gaza, incluindo os milhares que aguardam uma solução de alojamento, segundo a ONU.

Uma conferência internacional de doadores para a reconstrução de Gaza deve ser realizada em outubro, no Cairo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)