Jornal Estado de Minas

Apagão atinge cidade do Cairo

AFP
Grande parte da cidade do Cairo, de 20 milhões de habitantes, ficou sem eletricidade na manhã desta quinta-feira devido a uma avaria que paralisa o metrô em plena hora do rush, indicou o ministério da Energia.
O Egito, com uma economia em declínio há três anos, sofre cortes de eletricidade diários, já que a produção não consegue satisfazer a demanda, neste país onde a temperatura pode alcançar os 45 graus no verão. Mas nunca nos últimos anos havia ocorrido um apagão desta envergadura.

"Uma avaria inesperada provocou um corte de eletricidade em vários bairros do Cairo. A corrente está sendo restabelecida gradualmente", afirmou à AFP Mohamed al-Yamani, porta-voz do ministério da Energia e Eletricidade. Mas duas horas após o início do apagão, a corrente não havia sido restabelecida no centro do Cairo nem em muitos bairros periféricos, constataram jornalistas da AFP. A circulação dos trens do metrô estava em boa parte interrompida, segundo um porta-voz da companhia, citado pela agência governamental Mena..