(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa celebrará casamentos no Vaticano


postado em 29/08/2014 09:22 / atualizado em 29/08/2014 11:18

O papa Francisco celebrará pela primeira vez vários casamentos no Vaticano, pouco antes da abertura em outubro de um sínodo de bispos sobre a família e o casamento católico, informou nesta sexta-feira a agência especializada no Vaticano I.Media. Jorge Bergoglio, que também é bispo da capital italiana, oficiará o matrimônio de vinte casais da diocese de Roma na Basílica de São Pedro.

Até agora apenas João Paulo II havia celebrado vários casamentos em público, por ocasião do primeiro encontro mundial de famílias, organizado no Vaticano em outubro de 1994. O papa Francisco se referiu em várias ocasiões à família e ao casamento, mas mostra-se mais realista que seus antecessores sobre as dificuldades que elas podem enfrentar, citando mulheres abandonadas, o fracasso dos casamentos, concluídos sem um compromisso inicial refletido, por convenção social.

Uma das grandes questões do próximo sínodo (Assembleia), que começará em outubro, é a situação dos divorciados que se casam pela segunda vez, tema que divide a Igreja.

Atualmente, ao ter quebrado o sacramento do casamento, único e indissolúvel, os divorciados cometem uma infração à lei da Igreja e não podem comungar. O Papa se situa mais próximo ao campo dos que pedem que as normas sejam relaxadas.

Francisco fala frequentemente dos problemas dos casais, ressaltando o perdão. Também criticou os casais cristãos que não querem filhos em nome da cultura do bem-estar, e preferem doar seu amor a "dois gatos" ou "irem descobrir o mundo" de férias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)