(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Terremoto abala o vulcão Bardarbunga na Islândia


postado em 26/08/2014 09:55 / atualizado em 26/08/2014 10:03

Um terremoto de 5,7 graus de magnitude abalou nesta terça-feira o vulcão islandês Bardarbunga, o tremor mais potente desde que o vulcão entrou em atividade em 16 de agosto e que demonstra a possibilidade de uma erupção. O Bardarbunga, vulcão que fica em uma grande geleira, é considerado perigoso a ponto de ameaçar, em caso de erupção, o tráfego aéreo do norte da Europa e no Atlântico Norte, como fez o Eyjafjallajökull em 2010.

O terremoto, registrado pelo instituto meteorológico islandês, é o mais violento na região desde 1996. O nível de alerta para a aviação na Islândia permanece "laranja" desde domingo. No sábado foi elevado ao nível "vermelho", o máximo, porque os cientistas temiam uma erupção. Mas os aeroportos do país permaneceram abertos.

A atividade sísmica continua sendo intensa na região. A terra tremeu mais de 20 vezes por hora na manhã desta terça-feira. A evolução do vulcão é impossível de prever, pois a atividade pode durar semanas, parar ou provocar uma erupção, pequena ou grande.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)