Jornal Estado de Minas

Depois de escândalo, McDonald's do Japão vai servir nuggets de tofu

AFP
Fornecedor da empresa foi acusada de ter vendido carne fora da validade, ou em mau estado de conservação - Foto: AFP PHOTO / Yoshikazu TSUNO

Para tentar amenizar os efeitos do escândalo dos produtos à base de frango importado da China, a filial japonesa da rede americana de "fast-food" McDonald's lançou "nuggets" de tofu.

A partir desta quarta, os clientes de mais de 3.000 lojas da rede no arquipélago poderão consumir "Tofu Shinjo", um prato que mistura tofu, verduras e peixe.

Há uma semana, as autoridades chinesas fecharam a fábrica Husi Food, filial em Xangai do produtor de alimentos americano OSI. A companhia é acusada de ter vendido carne fora da validade, ou em mau estado de conservação, a grandes empresas de "fast-food" como McDonald's, KFC e Pizza Hut (grupo Yum).

Na terça-feira, a presidente do McDonald's Japão, Sarah Casanova, apresentou suas desculpas aos clientes e anulou as previsões financeiras anteriores, à espera do impacto do escândalo nas contas. Em uma entrevista coletiva, Sarah Casanova se desculpou "pela preocupação e pelos problemas que essa situação possa ter causado" aos consumidores.

Na sexta-feira passada, o McDonald's do Japão anunciou o cancelamento da importação e da venda em suas 3.139 lojas de todos os produtos à base de frango procedentes da China.O McDonald's China parou de usar produtos dessa empresa e, em várias lojas, está oferecendo apenas produtos à base de peixe..