(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Holanda liberta diplomata venezuelano


postado em 27/07/2014 21:07 / atualizado em 27/07/2014 22:02

Caracas - A Holanda ordenou a libertação de um ex-chefe de inteligência venezuelano que foi preso há quatro dias por autoridades de Aruba, que atenderam solicitação dos EUA, informou o governo da Venezuela.

Hugo Carvajal Barrios, que era cônsul em Aruba, será colocado em liberdade e voltará à Venezuela nas próximas horas, relatou o chanceler venezuelano, Elías Jaua, em um comunicado divulgado pela televisão estatal. A nota informou ainda que o governo holandês considerou que, por conta do convênio consular com a Venezuela, "a detenção (de Carvajal) de 23 de julho foi uma violação à imunidade diplomática".

Carvajal, colaborador próximo do falecido presidente Hugo Chávez, foi detido na quarta-feira por requerimento de fiscais dos EUA.

Autoridades norte-americanas acusam o ex-chefe da Direção de Inteligência Militar de fornecer armas a grupos guerrilheiros da Colômbia e ajudá-los a traficar cocaína para financiar a sua insurgência. Apesar dessas denúncias, Carvajal se manteve nas esferas do poder em Caracas, tanto que foi designado cônsul em Aruba, um território holandês, em janeiro pelo presidente Nicolás Maduro.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)