(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Encontrada segunda caixa-preta de avião que caiu no Mali

Autoridades da França disseram que a catástrofe foi provavelmente resultado de um mau tempo extremo, mas se recusaram a excluir outras possibilidades, como terrorismo, sem uma investigação completa. Todas as 118 pessoas a bordo da aeronave foram mortas


postado em 26/07/2014 10:07 / atualizado em 26/07/2014 10:57

A queda do voo 5017 destruiu famílias inteiras. Aproximadamente metade dos mortos eram franceses(foto: DIRCOMPF / AFP)
A queda do voo 5017 destruiu famílias inteiras. Aproximadamente metade dos mortos eram franceses (foto: DIRCOMPF / AFP)

Especialistas da Missão da ONU no Mali (MINUSMA) mobilizados na zona onde o avião da Air Algerie caiu encontraram a segunda caixa-preta da aeronave, anunciou o porta-voz da MINUSMA, Radhia Ashuri. "A segunda caixa-preta do avião foi encontrada nesta manhã no local do acidente" por especialistas da MINUSMA na área de Gosi, a 100 km de Gao (norte do Mali), afirmou à AFP Ashuri, contactada de Dakar. A primeira havia sido encontrada na sexta-feira.

Experts em aviação, investigadores criminais e soldados viajaram para uma área remota do país para buscar pistas. Os profissionais tentam entender o que explicaria a queda durante uma tempestade e a aparente desintegração do avião com o impacto. Autoridades da França disseram que a catástrofe foi provavelmente resultado de um mau tempo extremo, mas se recusaram a excluir outras possibilidades, como terrorismo, sem uma investigação completa. Todas as 118 pessoas a bordo da aeronave foram mortas.

A queda do voo 5017 destruiu famílias inteiras. Aproximadamente metade dos mortos eram franceses. Entre os passageiros na lista, estavam ainda outros europeus, canadenses e africanos. Os seis membros da tripulação eram espanhóis. Autoridades francesas devem se reunir ainda neste sábado com familiares das vítimas.

Mais de 200 homens de segurança da França, do Mali e tropas holandesas das Nações Unidas protegeram o local até a chegada de investigadores esta semana. Uma das duas caixas-pretas do avião foi encontrada nesta sexta-feira e enviada a Gao, cidade ao norte de Mali onde um contingente de tropas francesas está baseada. Os restos mortais das vítimas serão enviados à mesma cidade para identificação.

O acesso difícil a área dificulta a investigação. Gao fica no coração de uma área deserta e montanhosa do Mali que caiu no controle de separatistas e depois de grupos extremistas islâmicos com um golpe militar em 2012.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)