Jornal Estado de Minas

Washington Post denuncia detenção de correspondente em Teerã

AFP

O Washington Post disse nesta quinta-feira que seu correspondente em Teerã, Jason Rezaian, foi aparentemente detido com sua esposa e dois fotógrafos freelancers.

O jornal afirmou ter "informações confiáveis" de sua detenção, embora não esteja claro quem os teria detido nem por que motivo.

"Estamos consternados com estas notícias e estamos preocupados com o bem-estar de Jason, (sua esposa) Yeganeh (Salehi) e de outros dois que dizem ter sido detidos com eles", ressaltou o editor de informações externas do Post, Douglas Jehl, indicou o jornal.

Rezaian, de 38 anos, é correspondente do Post em Teerã desde 2012. Ele tem nacionalidade americana e iraniana, de acordo com o Post.

Sua esposa é cidadã iraniana e solicitou um visto de residência permanente nos Estados Unidos e trabalha como correspondente para um diário dos Emirados Árabes Unidos, indicou o jornal americano.

Essas detenções seriam as mais recentes de cidadãos americanos no Irã.

O governo de Teerã e Washington romperam relações diplomáticas em 1979 depois da Revolução Islâmica, mas os contatos entre ambos se intensificaram em busca de um acordo em torno do polêmico programa nuclear de Teerã.

.