(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rússia disposta a fornecer ajuda completa em investigação sobre avião


postado em 22/07/2014 09:07

A Rússia afirmou nesta terça-feira estar disposta a fornecer uma ajuda completa na investigação sobre a queda do avião da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia e aplaudiu a resolução da ONU que exige um livre acesso ao local da tragédia.

"A Rússia está disposta a fornecer uma ajuda completa (na investigação), inclusive mobilizando especialistas", afirma o ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

"Acreditamos que uma catástrofe como esta deve ser esclarecida com a participação ativa da Organização da Aviação Civil Internacional", dependente da ONU, acrescenta.

Moscou também acolheu favoravelmente a resolução adotada pelos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU, incluindo a Rússia, que condena o ataque ao voo MH17 e exige um acesso livre ao local da catástrofe.

"Após intensas consultas foi adotado um projeto. Nele se enfatiza a necessidade de uma investigação internacional realmente independente e imparcial tomando como base os princípios da aviação internacional", informou o comunicado do ministério.

É importante que a resolução "peça a todas as partes no conflito que coloquem fim às hostilidades na zona do acidente e garantam o acesso ao local dos organismos que participam da investigação, como a missão de observação da OSCE e outras organizações internacionais", acrescentou.

O presidente russo, Vladimir Putin, falou na noite de segunda-feira com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte. Os dois líderes mencionaram a necessidade de um acesso direto e total ao local da catástrofe e de um cessar-fogo, declarou o Kremlin em um comunicado.

Os separatistas pró-russos anunciaram na noite de segunda-feira um cessar-fogo em um perímetro de 10 km ao redor do local da catástrofe.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)