(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Final dos Papas' no Vaticano é descartada


postado em 10/07/2014 19:55

Uma "final dos Papas" não será disputada no Vaticano, onde está descartado que o Papa emérito, o alemão Bento XVI assista no domingo à final da Copa do Mundo, entre Argentina e Alemanha, com o Papa Francisco, um argentino.

Bergoglio deve assistir pela TV à partida batizada nas redes sociais de "a final dos Papas". Mas é "altamente improvável" que ele o faça na companhia de seu antecessor, Bento XVI, indicou nesta quinta-feira à AFP o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

"A partida será às 21h locais. Como o Papa Francisco costuma se deitar por volta das 22h, pode ser que queira assistir à final", disse Lombardi.

O pontífice, ex-arcebispo de Buenos Aires, é fã de futebol, uma "religião" em seu país, e pode decidir assistir ao jogo em cima da hora, sem avisar a ninguém.

- Futebol 'não é o santo de sua devoção' -

Um convite do Papa Francisco ao antecessor para assistir à partida entre os dois países não teria muito sentido, comentou uma fonte do Vaticano.

Bento XVI, um intelectual, teólogo e pianista, nunca foi esportista. "Podemos descartar categoricamente que ele tenha vontade de ver o jogo", afirmou a fonte, que preferiu não ser identificada.

"Não é o santo de sua devoção, não é um fã de futebol. Seria como submetê-lo a uma penitência obrigá-lo a ficar, aos 87 anos, em frente a uma tela de TV por 90 minutos vendo a final, já que nunca assistiu a uma partida inteira", acrescentou.

Quando Papa, Bento XVI se mantinha a par das principais partidas e podia até fazer algum comentário, mas não é um conhecedor, nem um torcedor, apesar de o Bayern de Munique alemão ser um dos clubes mais renomados do mundo e o mais importante da Baviera, região natal de Ratzinger.

Já Francisco, ávido torcedor do San Lorenzo, de Buenos Aires, continua sendo sócio do clube.

- 'Vai ser uma guerra' -

De forma pouco habitual, o jornal do Vaticano, "L'Osservatore Romano", previu no último dia 2 que uma final entre Argentina e Alemanha com dois Papas torcedores "poderia entrar para a história do futebol".

"Uma final poderia entrar para a História por ter dois torcedores tão pouco comuns", sugeriu o autor do artigo, Tommaso Damiani, jogador popular na Itália e conhecido por suas firmes convicções católicas.

A possibilidade de uma "final dos Papas" movimentou as redes sociais. "A final da Copa entre o Papa Francisco e Bento XVI", diz um tuíte da italiana RaiNews, acompanhado de uma fotomontagem dos dois Papas rezando juntos. Cada um por sua equipe.

"Vai ser uma guerra", brincou Francisco com membros da Guarda Suíça horas antes da partida entre Argentina e Suíça pelas oitavas de final da Copa.

Consciente da paixão despertada pelo futebol, Francisco evitou comentários sobre o Mundial e fazer previsões. Antes de tudo, deve se portar como chefe de uma Igreja universal, o que não o impede de promover o futebol por uma boa causa, como a paz.

Por iniciativa do pontífice, será realizada uma partida "inter-religiosa" com astros do porte de Lionel Messi, Zinedine Zidane e Francesco Totti em 1º de setembro, no Estádio Olímpico de Roma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)