(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vídeo traria aparição pública de líder extremista


postado em 05/07/2014 14:01

Bagdá, 05, 05 - Um vídeo divulgado na internet neste sábado supostamente mostra o líder do grupo extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), Abu Bakr al-Baghdadi, fazendo um sermão em uma mesquita no Iraque. Esta seria uma rara - se não a primeira - aparição pública do militante. O vídeo foi publicado em dois websites usados pelo grupo, mas não foi possível confirmar de forma independente se a pessoa que aparece nas imagens é al-Baghdadi.

Através de força bruta, o EIIL já tomou o controle de uma ampla faixa de terra na Síria e no Iraque, e declarou um Estado Islâmico, ou califado, nesses territórios. O grupo proclamou al-Baghdadi seu líder e exige que todos os muçulmanos jurem lealdade a ele.

No vídeo, o homem que supostamente seria al-Baghdadi fala sobre a agenda do grupo e as leis em seu califado. Um alto funcionário da inteligência iraquiana disse que, após análise inicial, o homem no vídeo parece ser al-Baghdadi.

Segundo o funcionário, que falou sob condição de anonimato, a chegada de um grande comboio a Mosul por volta de meio-dia de sexta-feira coincidiu com o bloqueio das redes de telefonia celular na área. Ele disse que o sinal foi restabelecido depois que o comboio partiu. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)