(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rei Felipe VI defende 'colaboração sincera' com a Catalunha


postado em 26/06/2014 15:46

Felipe VI defendeu nesta quinta-feira na Catalunha uma colaboração para alcançar metas coletivas, durante sua primeira visita como rei da Espanha a uma região que confronta o governo de Madri por suas aspirações separatistas.

"A colaboração sincera e generosa é o melhor caminho para alcançar as legítimas aspirações de cada pessoa e, também, para conseguir grandes metas coletivas em benefício do bem comum e do interesse geral", afirmou o rei durante uma entrega de prêmios a jovens empreededores na cidade catalã de Girona.

Em sua primeira viagem desde sua proclamação em 19 de junho, Felipe, junto à rainha Letizia, conhece muito bem a região por suas frequentes visitas nos últimos anos, mas agora ela se apresenta como a prova de fogo para seu reinado devido ao desafio separatista do governo nacionalista local.

O principal ausente da cerimônia foi o presidente regional catalão, Artur Mas, que acertou com outras formações nacionalistas a realização, em 9 de novembro, de um referendo de autodeterminação.

No entanto, está previsto que Mas encontre o monarca em um jantar particular posterior.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)