(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Potosí entra para a Lista de Patrimônio Mundial em Perigo da Unesco


postado em 17/06/2014 14:40

A cidade de Potosí, no leste da Bolívia, entrou nesta terça-feira na Lista de Patrimônio Mundial em Perigo da UNESCO, devido às operações de mineração que podem degradar a região, anunciou a organização em Doha.

O Comitê do Patrimônio Mundial, reunido na capital do Catar, inscreveu Potosí em sua lista devido à "atividade de mineração descontrolada em Cerro Rico, que poderia degradar a localidade", afirma a UNESCO.

A cidade de Potosi, que no século XVI era considerada o maior complexo industrial do mundo, está inscrita na Lista do Patrimônio Mundial desde 1987.

Ao decidir pela inclusão na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, o Comitê também citou a "instabilidade e o risco de deslizamentos de terra em Cerro Rico e as deficiências na sua conservação."

Também destaca "uma legislação de proteção ineficaz em sua aplicação e o impacto ambiental do complexo hidráulico no rio, que afeta por sua vez o tecido histórico e a população."

A localidade é inclui as antigas instalações industriais de Cerro Rico e também o bairro colonial com a Casa da Moeda, a igreja de San Lorenzo, várias mansões nobres e os bairros dos mitayos que trabalhavam nas minas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)