(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Noruega pode proibir mendicância


postado em 16/06/2014 18:37

A Noruega pode proibir a mendicância em lugares públicos com uma emenda legislativa que será debatida nesta segunda-feira pelo Parlamento. Trata-se de uma medida polêmica que afetaria principalmente os ciganos.

O texto apresentado pelo governo de direita prevê autorizar os municípios a proibirem a mendicância de forma local já a partir do verão deste ano, antes de uma proibição nacional, no verão de 2015. Se não houver surpresas, o texto será adotado.

Proveniente do Partido do Progresso (FRP), que tem uma postura de direita anti-imigração, o ministro da Justiça Anders Anundsen mencionou um "vínculo" entre a mendicância e a delinquência, sobretudo o roubo de carteiras.

De acordo com as autoridades, Oslo tem o mesmo número de roubos de carteiras que Berlim, apesar de ter uma população sete vezes menor.

A mendicância, nas cidades em que estiver proibida, poderá ser punida com uma multa e uma pena de até três meses de prisão.

A medida afetará principalmente a comunidade cigana. Dos 194 mendigos registrados em Oslo em 2012, apenas sete eram noruegueses. "Os demais eram quase todos romenos, de origem cigana", afirmou o ministro da Justiça.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)