A União Europeia (UE) lançou nesta quinta-feira a campanha "Não olhe para o outro lado" destinada a combater a exploração sexual de menores no Brasil, no dia da abertura da Copa do Mundo de Futebol.
"A campanha recebeu o apoio de famosos jogadores de futebol brasileiros, como Kaká e Juninho Pernambucano, e está destinada a fazer com que os brasileiros e os estrangeiros que assistirem à Copa do Mundo estejam conscientes de que a exploração sexual é um crime", indicou a Comissão em um comunicado.
Esta campanha é desenvolvida em 15 países em colaboração com a rede ECPAT (Acabar com a Prostituição Infantil, a Pornografia Infantil e o Tráfico de Crianças com Fins Sexuais), afirma a Comissão, que acrescenta que os prefeitos das 12 cidades brasileiras onde as partidas serão disputadas se somaram à campanha.
O projeto prevê organizar seminários de formação para gestores públicos e debates sobre este tema em cada uma das cidades que abrigarão as partidas.
"Também inclui uma ampla campanha de promoção do telefone de atendimento gratuito '100'" para que os casos sejam denunciados, explica o comunicado.
.