Jornal Estado de Minas

Inundações deixam mais de 70 mortos no Afeganistão

AFP

As equipes de resgate tentavam neste domingo alcançar uma região montanhosa do norte do Afeganistão, onde as inundações deixaram até agora 74 mortos e devastaram cultivos e povoados inteiros.

Segundo as autoridades do distrito de Guzargah-e-Nur, na província de Baghlan, o número de desaparecidos é muito grande e as autoridades temem que o número de vítimas das chuvas torrenciais aumente nas próximas horas.

"Perderam tudo, suas casas, seus bens, seus campos, seu gado, não têm nada para sobreviver", explicou o chefe da polícia local, Jawed Basharat.

"Precisam de água potável, alimentos, cobertores e barracas", disse.

O exército está mobilizado para ajudar as vítimas e ainda há muitas pessoas no cume das montanhas que não receberam ajuda, indicou o chefe da polícia.

As enchentes deixaram ao menos 74 mortos, segundo o governador da província, Sultan Mohammad Ebadi. Os danos são enormes e o número de vítimas aumentará, advertiu.

"Há grandes superfícies de água estancada e corpos sob os escombros e a lama", explicou à AFP Mohamad Nasim Kohzad, um funcionário da agência local de catástrofes naturais.

Segundo o chefe do distrito, Noor Mohammad Guzar, as inundações destruíram quatro povoados, arrasaram 2.000 casas, vários campos e mataram milhares de cabeças de gado.

Estas inundações súbitas são frequentes durante a temporada de chuvas no Afeganistão e destroem com facilidade as casas precárias da região.

Nas últimas semanas mais de 19.500 famílias afegãs foram afetadas pelas inundações, que destruíram cerca de 8.000 casas e deixaram 175 falecidos, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

.