(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rainha Elizabeth II é ovacionada em Paris

Monarca está na cidade há três dias; neste sábado ela batizou um mercado de flores


postado em 07/06/2014 11:52 / atualizado em 07/06/2014 12:27

(foto: FRANCOIS MORI / POOL / AFP)
(foto: FRANCOIS MORI / POOL / AFP)
Entre "vivas à rainha" e a chuva que atingiu Paris, Elizabeth II visitou neste sábado um mercado de flores parisiense que a partir de agora levará seu nome, encerrando uma visita de Estado à França de três dias.


A dois passos da Conciergerie, onde outrora Maria Antonieta esteve detida, e perto da catedral de Notre Dame, a rainha da Inglaterra desvelou a placa com a inscrição "Mercado de Flores Rainha Elizabeth II". Era acompanhada pela prefeita de Paris, a franco-espanhola Anne Hidalgo, e pelo presidente francês, François Hollande.


Vestindo um traje rosa claro e com um chapéu branco com um adorno da mesma cor que sua roupa, Elizabeth II foi recebida aos gritos de "Viva a Rainha" por centenas de pessoas.


"Cortaram a cabeça de nosso rei, mas ela é nossa rainha por procuração", declarou entusiasmado Aymeric Julanicks, de quarenta anos.


A prefeita de Paris transmitiu o agradecimento dos parisienses tanto a ela quanto ao povo britânico por seu papel na Segunda Guerra Mundial.


"Em algumas semanas comemoraremos a libertação de Paris, que contou com uma participação extremamente importante dos soldados britânicos", lembrou Hidalgo um dia após a celebração do 70º aniversário do Desembarque da Normandia.


"A rainha da Inglaterra é querida na França porque é simples e acessível, e além disso adora a França", afirmou Linda Messine, uma aposentada, enquanto a esperava perto do mercado das flores.


Normalmente a França não dá nomes de lugares a pessoas vivas, mas a prefeitura de Paris abriu uma exceção com a rainha da Inglaterra, de 88 anos, que sempre manifestou grande amizade pelo país.


Uma iniciativa criticada por Danielle Simonnet, do Partido da Esquerda, que lembrou que "Paris ainda não honrou figuras da revolução francesa como Robespierre".


Ao som de uma banda de jazz, Elizabeth II, escoltada por seus dois anfitriões e seguida por seu marido, o príncipe Philip, conversou depois com feridos de guerra franceses e britânicos que participaram de um percurso de bicicleta que partiu de Bruxelas para arrecadar fundos para os veteranos da Segunda Guerra Mundial. E depois com um grupo de crianças.


- Honras militares -


Mas a chuva encurtou este encontro informal e a rainha entrou na limousine oficial que a levou ao aeroporto, onde recebeu mais uma vez honras militares.


A visita da rainha começou na quinta-feira. O programa incluía uma cerimônia diante do túmulo do soldado desconhecido no Arco do Triunfo, uma recepção no Eliseu e uma festa na residência do embaixador do Reino Unido.


Na sexta-feira a rainha participou de diversas celebrações na Normandia para celebrar o desembarque de 6 de junho de 1944 e à noite compareceu a um jantar em sua homenagem no Eliseu.


François Hollande afirmou na ocasião que os franceses e os britânicos "são como gêmeos, fascinados com suas similaridades, muito apegados às suas diferenças, mas unidos visceralmente quando o essencial está em jogo".


Elizabeth II respondeu ressaltando que Grã-Bretanha e França estão vinculadas "por esta mistura única de amizade, rivalidade com bom-humor e admiração".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)