Jornal Estado de Minas

Políticos americanos apagam tuítes de apoio a Bergdahl após troca por talibãs

Discordando da política de Obama de troca de prisioneiros, políticos resolvem não mais dar boas vindas a soldado americano que ficou 4 anos refém do talibã

AFP
Publicação de senador americano, depois apagada - Foto: Reprodução/Politwoops

Vários políticos americanos apagaram tuítes de apoio ao sargento Bowe Bergdahl, capturado no Afeganistão e trocado recentemente por cinco talibãs presos em Guantánamo.

Nesta quinta-feira, ao menos sete políticos apagaram seus tuítes nos quais elogiavam Bergdahl. As mensagens podem ser recuperadas em sites como o Politwoop, que divulga os tuítes publicados e depois eliminados pelos políticos.

"Bem-vindo à casa, sargento Bowe Bergdahl. Os Estados Unidos te agradecem por seu serviço", escreveu o senador republicano Thad Cochran em um tuíte que foi apagado na quarta-feira, de acordo com o Politwoops. Cochran condenou a troca de prisioneiros como um grave erro.

O congressista republicano Jim Renacci classificou nesta semana Bergdahl de "verdadeiro herói americano", em um tuíte que foi apagado posteriormente.

Já o democrata Stephen Lynch expressou no Twitter sua alegria por saber da libertação de Bergdahl, mas a mensagem também desapareceu.

A destruição destas mensagens reflete a preocupação crescente pela possibilidade de que os comandantes talibãs libertados possam voltar a se unir à luta, e a raiva pela forma como o governo do presidente Barack Obama negociou o acordo..