(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Especialistas dizem que OMS deve aprovar cigarro eletrônico


postado em 27/05/2014 21:37

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deveria promover a substituição do cigarro comum pelo cigarro eletrônico no lugar de tentar reprimi-lo para combater o fumo, adverte nesta terça-feira um grupo de médicos e especialistas internacionais.

Segundo o grupo - formado por especialistas em tabaco, câncer e dependência química - a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, deveria explorar o "potencial" dos cigarros eletrônicos e dos produtos do tabaco sem combustão para combater o cigarro tradicional.

"O potencial destes produtos (...) para reduzir o peso das doenças ligadas ao fumo é muito grande. Estes produtos podem estar entre as inovações mais importantes do século XXI em matéria de saúde", destaca uma carta à qual a AFP obteve acesso.

Os signatários do documento consideram "contraproducente" proibir a publicidade dos e-cigarros e de outras alternativas de baixo risco" para substituir o cigarro tradicional.

Ao menos 1,3 bilhão de pessoas fumam atualmente no planeta e a OMS estima que o cigarro causará neste século até 1 bilhão de mortes "prematuras e evitáveis".

Segundo um comunicado emitido pela OMS em julho de 2013, a inocuidade do cigarro eletrônico e sua eficiência no combate ao hábito do fumo não estão provadas e seu uso "é claramente desaconselhado".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)