(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça ordena que rei Ricardo III seja enterrado na catedral de Leicester


postado em 23/05/2014 10:22

A Alta Corte de Londres decidiu nesta sexta-feira que Ricardo III, rei inglês do século XV e cujo esqueleto foi achado há dois anos debaixo de um estacionamento de Leicester, deve ser enterrado na catedral dessa cidade, e não em York.

A justiça resolveu assim o conflito entre arqueólogos e o governo, de um lado, e os descendentes do último rei da dinastia Plantagenet, do outro lado.

Os descendentes afirmam que a vontade do rei era ser enterrado em York e não em Leicester, mas a catedral desta cidade do centro da Inglaterra comemorou a decisão.

A morte em combate de Ricardo III (que reinou entre 1483 e 1485) pôs fim à Guera das Duas Rosas, entre a casa de York e os Plantagenet. Apesar de seu corpo não ter sido achado, segundo alguns textos, repousava em uma capela franciscana, destruída no século XVI.

A descoberta de seus restos no estacionamento em 2012 causou entusiasmo entre os historiadores, principalmente porque proporciona dados sobre um rei cuja vida sempre esteve cercada de controvérsias.

Depois de sua morte, a coroa passou a Henrique VII e os reis da dinastia Tudor, com a ajuda de Shakespeare e de outros dramaturgos, descreveram Ricardo III como um homem brutal e corcunda, que não se detinha diante de nada em sua busca pelo poder, chegando a assassinar seus jovens sobrinhos para assegurar o trono real.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)